Erros

16/06/2011 21:45

Tenho me deparado com livros muito complicados de serem feitos. Os projetos gráficos carregam tantos estilos que deixam a gente maluca! Provavelmente o designer que o fez não pensou que outra pessoa poderia diagramar. Na minha opinião, esse é um erro grave, uma vez que atrasa todo o processo já que o diagramador preciso ficar “caçando” literalmente o que uma coisa quer dizer, afinal, como eu vou saber que o título principal tem um estilo que se chama “cwb h1”? Ele poderia ter colocado “título principal”, ou “peso 1”, qualquer coisa, mas QUALQUER coisa que indicasse para que serve aquele estilo!

Mas para que simplificar se podemos muito bem complicar, não é?

Mandar um PDF com o projeto gráfico SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO, não facilita meu caro, dá no mesmo que ter o arquivo aberto. Muitas vezes ficar brincando de “adivinhar” faz com o livro saia cheio de erros de diagramação. Aí o culpado é o coitado do diagramador. Burro, não sabe que o “cwb h1” quer dizer “título principal”! E sai de baixo que lá vem a guerra entre revisor e diagramador.

Gente, fazer livros envolve mais de uma pessoa, lembrem-se disso! Se vc achar que está sozinho, a obra demorará anos para sair e, se a editora tiver pressa (o que sempre tem), vamos ter um baita problemão na mão.

Revisores, preparadores e afins lembrem-se também que diagramador NÃO LÊ! Pombas, se tivermos que ler o livro todo para saber o que entra no quê, o livro também não sai! Se cada um fizer BEM SUA PARTE, temos prazos cumpridos e livros lindos de morrer!

E aí, vamos fazer juntos?